quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: DEFICIÊNCIA DE HGH – ADULTOS PODE TER CAUSAS DESDE A CONCEPÇÃO ATÉ A IDADE AVANÇADA.

O hormônio de crescimento, também chamado de GH (do inglês, Growth Hormone) é produzido pela hipófise, uma pequena glândula do tamanho de uma ervilha localizada abaixo do cérebro, logo atrás dos olhos, em uma região protegida por ossos cujo nome é sela túrcica. O GH normalmente é produzido durante toda a vida, e todas as células do nosso organismo as possui, sem exceção. Porém seus níveis são mais elevados na infância e adolescência e começam a diminuir após os 20 anos de idade. Aos 70 anos, a produção de GH já está bem diminuída correspondendo a menos que 50% dos níveis de 30 anos de idade. O GH ou hormônio de crescimento ou Somatotropina composto 191, isto por ser sua estrutura composta de 191 aminoácidos, é secretado principalmente à noite durante as fases de sono profundo. Para que ele exerça suas ações, ele estimula a produção de outro hormônio produzido em maior quantidade no fígado chamado de IGF-1. Em crianças e adolescentes, como as cartilagens dos ossos ainda não estão calcificadas, o GH hormônio de crescimento ou Somatotrofina ou composto 191, isto por ser sua estrutura composta de 191 aminoácidos, promove o crescimento estatural e participa do aumento da massa muscular. Se o GH hormônio de crescimento ou Somatotrofina ou composto 191, isto por ser sua estrutura composta de 191 aminoácidos, é responsável pelo crescimento, qual é a sua função na fase adulta!!
De fato, durante muito tempo, acreditou-se que sua principal função estava relacionada apenas ao crescimento estatural, sobretudo porque crianças com deficiência deste hormônio apresentavam grande retardo de crescimento que era corrigido após a reposição e levando em consideração usos e costumes continuaram a ser chamado de HGH ou hormônio de crescimento, quando o correto deveria ser Somatotropina por agir em um universo de órgãos e regiões de nosso corpo. Entretanto, começou-se a observar que alguns adultos que tiveram deficiência de GH hormônio de crescimento ou Somatotropina ou composto 191, isto por ser sua estrutura composta de 191 aminoácidos, na infância apresentavam envelhecimento precoce, fraqueza muscular e tendência a obesidade abdominal.
Até que um estudo feito em 1962 demonstrou que a injeção de GH retirado de hipófises de cadáveres (ainda não existia o GH sintetizado pela indústria) melhorava significativamente o vigor físico e a sensação de bem-estar. A partir daí, várias pesquisas começaram a ser desenvolvidas para se avaliar como identificar os pacientes com deficiência deste hormônio e os possíveis benefícios da sua reposição. Durante muitos anos, os tratamentos de deficiência de GH eram feitos com GH extraído de hipófises de cadáveres. Como a disponibilidade era pequena, o tratamento ficava restrito a poucos casos de deficiência grave na infância, mas não era o único inconveniente, pois poderia ocorrer a rejeição por se tratar de um mix de DNA de humanos, que levava a uma doença chamada de príons. Somente em 1980, a indústria conseguiu produzir o hormônio de crescimento recombinante idêntico ao humano através da técnica de engenharia genética, onde um grupo Suíço desenvolveu uma enzima que cortava o DNA e permitia a reconstituição do mesma e tal técnica foi denominada de DNA - Recombinante. Para este hormônio, sintetizado em laboratório, é usada a sigla HGH (do inglês, Human Growth Hormone).
Adultos podem ter deficiência do hormônio de crescimento sim, e ela é mais frequente do que se imaginava. Ela pode iniciar de forma abrupta, causada por lesões na região da hipófise, ou de forma lenta como ocorre no processo de envelhecimento. A esta deficiência gradual e progressiva que se acentua principalmente após os 60 anos damos o nome de Somatopausa. Os sinais e sintomas mais frequentes estão relacionados à redução da massa muscular, perda da sensação de bem-estar e piora do vigor mental.
Os pacientes podem, portanto, apresentar perda da força muscular, aumenta de gordura principalmente abdominal, tendência a osteoporose, pele fina, enrugada e seca, alterações de colesterol, diminuição da memória, falta de concentração e humor deprimido. Um estudo holandês, de 1995, mostrou que adultos com deficiência de GH (HGH) hormônio de crescimento ou Somatotrofina ou composto 191, geralmente se encontravam em escala profissional inferior e recebiam salários mais baixos quando comparados com indivíduos da mesma idade sem deficiência, ao apresentarem deficiência de GH hormônio de crescimento ou Somatotropina ou composto 191, Portanto esta substancia é única e indispensável ao Homo Sapiens Sapiens.

AUTORES PROSPECTIVOS 

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais: 

1. Caminhar é a forma preferida de atividade física dos diabéticos, mas de qualquer forma as pessoas com diabetes andam menos do que pessoas sem diabetes... como saber mais.
http://obesidadecontrolada3.blogspot.com



2.Os diabéticos têm medo de se machucarem durante as caminhadas... como saber mais.
http://imceobesidade.blogspot.com/



3. Reduzir o medo da ocorrência de lesões durante a caminhada, pode potencialmente intensificar a prática da atividade física em diabéticos... como saber mais.
http://diabetesmellitustipo2cia.blogspot.com/




AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.



Referência Bibliográficas
Prof. Dr. João Santos Caio Jr, Diretor Cientifico et Dra. Henriqueta Verlangieri Caio, Diretora Clinica - Van Der Häägen Brazil, São Paulo - Brasil, Björntorp P ,Universidade de Göteborg, Sahlgrenska Hospital, na Suécia.Amy G. Huebschmann, MD, da Universidade de Colorado School of Medicine, em Aurora, e colegas; Diabetes Care - publicado em 29 de junho de 2011.



Contatos: 
Fones: 55(11) 5572-4848 - (11) 2371-3337  ou 9.8197-4706
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mail: vanderhaagenbrasil@gmail.com


Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/


Van Der Häägen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br 
https://twitter.com/crescerei2 


Google Maps: